Não existe nem vitória nem derrota no ciclo da natureza - por Paulo Coelho
Não existe nem vitória nem derrota no ciclo da natureza: existe movimento.
O inverno luta para reinar soberano, mas no final é obrigado a aceitar a vitória da primavera, que traz consigo flores e alegria.
O verão quer estender seus dias quentes para sempre, pois está convencido de que o calor traz benefício à terra. Mas termina aceitando a chegada do outono, que permitirá que a terra descanse.
A gazela come as ervas e é devorada pelo leão. Não se trata de quem é o mais forte, mas de como Deus nos mostra o ciclo da morte e da ressurreição.
E neste ciclo não há vencedores nem perdedores: apenas etapas que devem ser cumpridas. Quando o coração do ser humano compreende isso, fica livre. Aceita sem pesar os momentos difíceis, e não se deixa enganar pelos momentos de glória.
Ambos vão passar. Um irá suceder o outro. E o ciclo continuará até quando nos libertarmos da carne e nos encontrarmos com a Energia Divina.
Portanto, quando o lutador estiver na arena – seja por escolha própria, seja porque o insondável destino o colocou ali –, que seu espírito tenha alegria no combate que está prestes a travar. Se mantiver a dignidade e a honra, ele pode perder a batalha, mas jamais será derrotado, porque sua alma estará intacta.
E não culpará ninguém pelo que está acontecendo com ele. Desde que amou pela primeira vez – e foi rejeitado –, entendeu que isso não matou sua capacidade de amar. O que vale para o amor vale também para a guerra.
Perder uma batalha, ou perder tudo o que pensamos possuir, nos traz momentos de tristeza. Mas quando eles passam, descobrimos a força desconhecida que existe em cada um de nós, a força que nos surpreende e aumenta o respeito por nós mesmos.
Paulo Coelho
(Manuscrito encontrado em Accra)
0 comentários
O Blog Legado Atman reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Agradecemos a compreensão. Namastê!