10 Plantas Repelentes para você cultivar em sua casa

by - 13:09



Clima brasileiro, períodos de forte calor, chuvas e... proliferação de insetos, especialmente os mosquitos. 

Nesta época de grande preocupação com as doenças como a febre amarela, a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya, a população procura alternativas eficientes e baratas para manter estes insetos fora de nossas  residências.

Comumente, a primeira opção de pesticida escolhida pelas pessoas são os tradicionais inseticidas, que possuem sua eficácia, porém, em contrapartida, são extremamente tóxicos tanto para humanos quanto para animais e plantas, o que exige muita cautela e atenção quando manuseados.

Se você deseja experimentar uma alternativa natural para repelir insetos em sua casa, ambiente de trabalho, ou mesmo em seu bairro, saiba que existem diversas plantas com propriedades que ajudam a manter os insetos bem longe de você.  Todas elas são encontradas facilmente e você poderá cultivá-las de forma simples, sem necessitar de grandes conhecimentos de jardinagem!




ALECRIM
Muito utilizado na culinária, o alecrim também repele insetos, especialmente mosquitos.  O cheiro do alecrim também é bastante desagradável para os gatos. Se há algum lugar que você deseja que os gatos não se aproximem, coloque vasinhos ou folhas de alecrim no local.




ARRUDA
A poderosa Arruda, popularmente conhecida por suas propriedades energéticas, também é uma ótima opção de repelente natural. Atua muito bem contra formigas, moscas e pulgões. Também inibe a presença de ratos. 

Você pode plantar arruda em seu jardim ou cultiva-la em vasos, colocando-os nos ambientes que você deseja manter livre dos insetos.





CITRONELA
Conhecida por seu forte aroma cítrico, a citronela é um poderoso repelente de insetos. O uso de velas com essência desta planta também surtem um bom efeito no ambiente onde a mesma é queimada. 

Além das propriedades repelentes, a citronela é usada para o alívio de dores nas articulações, pois tem ação anti-inflamatória. Neste caso, usa-se a planta na forma de cataplasma, colocando-o sobre as articulações afetadas por artrite, artrose ou tendinite.




CRISÂNTEMO
Uma flor fácil de encontrar e de cultivar, o crisântemo é reconhecido como um ótimo repelente natural, pois possui em sua composição a piretrina, substância usada na fabricação de inseticidas químicos. 

O crisântemo repele insetos como moscas, pulgas, carrapatos, percevejos, besouros e até baratas. Você pode cultivá-lo em vasos ou em canteiros nos seu jardim.




ERVA DE GATO (Nepenta ou Catnip)

Erva da família da hortelã, a nepenta ou erva de gato é conhecida por ser muito atraente para os gatos, devido a uma substância por ela produzida. Além disso, a nepenta possui propriedades repelentes de insetos, especialmente baratas.






HORTELÃ
A hortelã é uma erva muito utilizada como planta medicinal e aromática.  Do óleo essencial da hortelã, extrai-se o mentol. O seu aroma característico atua como repelente, tanto de insetos como ratos.

Com propriedades  carminativas e antiespasmódicas, a hortelã ajuda a combater problemas digestivos, prisão de ventre e cólicas menstruais. Entretanto, o consumo deve ser moderado, não sendo recomentado para pessoas com problemas gastrointestinais, como  acidez estomacal, úlceras, etc. Além disso, a hortelã tem ação expectorante, antisséptica, analgésica e relaxante.






LAVANDA
Também conhecida como alfazema, esta planta aromática é uma das mais populares no mundo. É um excelente calmante natural.

Atua como repelente de moscas, traças e outros insetos. No caso das traças, você pode colocar sachês com lavanda dentro do guarda-roupa, armários e gavetas para mantê-las afastadas.






LOURO
As folhas de louro são muito utilizadas na culinária. Graças ao seu forte aroma, o louro age como repelente de vários tipos de insetos, como moscas, baratas, tesourinhas, mariposas e até ratos.

Com propriedades digestivas, diuréticas e anti-inflamatórias, o consumo de louro ameniza problemas de indigestão, prisão de ventre, inchaço devido a retenção de líquidos e dores causadas por inflamações.






MANJERICÃO
O manjericão é uma erva aromática, herbácea e medicinal, sendo um excelente repelente para moscas.

As folhas do manjericão são utilizadas tanto secas quanto frescas. Possui propriedades digestivas, sedativas, diuréticas, antioxidantes e antissépticas. Pode ser cultivado em canteiros ou em vasos, sendo ideal para quem dispõe de pequenos espaços para plantio.






POEJO
É uma planta herbácea, também conhecida como hortelãzinho. Atua como repelente de mosquitos, pernilongos, pulgas e outros insetos.

Possui propriedades digestivas, antiespasmódicas, expectorante, sedativas e antipiréticas. Geralmente é consumido na forma de chá, proporcionando alívio de dores estomacais, prisão de ventre, sintomas da gripe e resfriados, além de ter efeito relaxante e calmante.


Atenção: As informações contidas neste site têm caráter meramente informativo, portanto, não devem ser utilizadas para a realização de autodiagnóstico, auto-tratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre o seu médico. 



LEIA TAMBÉM

0 comentários

O Blog Legado Atman reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Agradecemos a compreensão. Namastê!